Orientações aos Pais e Visitantes


A Brinquedoteca Cirandar tem como objetivo promover o desenvolvimento progressivo das potencialidades da criança, com base nas seguintes orientações:


1 – A Brinquedoteca é um lugar de expressão e desenvolvimento das crianças através do lúdico e com uma atuação orientada para construção do conhecimento.

2 – A relação recíproca entre a brinquedoteca e a família se constitui em oportunidades de uma orientação segura para o desenvolvimento da criança e do trabalho educativo. A Brinquedoteca e a família são instituições que se complementam e assim devem ser compreendidas.

3 – A equipe de brinquedistas, pedagogos, psicólogos, nutricionistas e oficineiros promove o desenvolvimento das potencialidades, através de atividades lúdicas, bem como a contrução de relações harmoniosas por meio da convivência.

4 – A equipe de trabalho permanece atenta à segurança de cada criança, consciente de que as descobertas, dependem de sua ação no ambiente.

5 – A Brinquedoteca é um lugar de expressão da singularidade de cada criança, por isso a Cirandar atua numa perspectiva preventiva e inclusiva.

ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA À BRINQUEDOTECA

A adaptação consiste no processo de familiarização e construção de vínculos da criança e de sua família ao ambiente da brinquedoteca.

ORIENTAÇÕES:

• A decisão de colocar seu filho na brinquedoteca deve se pensada, consciente e segura.

• A adaptação da criança pode ser mais difícil se houve retirada de peito ou chupeta, conflitos familiares, nascimento de irmão ou situações de perda.

• O chora na hora da separação é freqüente e não significa que a criança não queira ficar.

• Nunca saia escondido da criança. Você deve despedir-se brevemente e retirar-se do espaço.

• A segurança na separação será sentida pela criança, que vivenciará melhor a situação a cada dia.

PASSO A PASSO:


1. A família deverá designar apenas um acompanhante da criança no período de adaptação.

2. O horário deve ser gradativo, não ultrapassando 1 hora diária durante a priomeira semana para a criança e seu acompanhante.

3. O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente. Algumas crianças necessitam de mais tempo para se adaptar à rotina.

4. O acompanhante deve entregar a criança a brinquedista, ou colocá-la no chão, incentivando a ficar na brinquedoteca.

5. A adaptação das crianças deverá durar no mínimo uma semana.

6. Lembre-se que a brinquedista atende as crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção igualmente.

COMUNICAÇÃO BRINQUEDOTECA X FAMÍLIA

A participação dos pais no cotidiano da brinquedoteca através da troca de informações é fundamental para o trabalho de desenvolvimento. Recursos utilizados para comunicação:

1. Agenda Individual – deverá estar sempre com o(a) brinquedista.

2. Reunião com os pais – conforme calendário anual e sempre que solicitada pela direção ou pelos pais. As crianças não devem estar presentes nas reuniões.

3. Relatórios – apresentados no final de cada semestre através do portfólio que deve ser devolvido no ínicio do semestre seguinte para novos registros.

4. Avisos e comunicados – em classificador que deverá ser mantido na mochila do brincante.

PROJETO DE ATIVIDADE